Fórum Nacional do Médico Jovem divulga Carta de Teresina

Após o encerramento do 4º Fórum de Integração Nacional do Médico Jovem, realizado nos dias 08 e 09 de maio, em Teresina, portanto, encerrado ontem na capital do Piauí, pelo Conselho Federal de Medicina, a comissão organizadora fez o encerramento do evento que foi um sucesso de organização e participação. O presidente do CFM, Carlos Vital Tavares, o presidente coordenador da Comissão de Integração do Médico Jovem e diretor-tesoureiro do Conselho, José Hiran Gallo; o conselheiro federal representante do Piauí, Leonardo Sérvio Luz; da presidente do CRM- PI, Míriam Palha Dias Parente, fizeram o encerramento do evento e a conselheira federal suplente do Piauí, Lia Raquel Cruz Damásio, fez a leitura da carta.

CARTA DE TERESINA
Teresina 09 de maio de 2019

O IV Fórum de Integração Nacional do médico Jovem, realizado em Teresina no Estado do Piauí, nos dia 08 e 09 de maio de 2019, reuniu mais de 300 pessoas entre elas, médicos e futuros médicos de todo o país que buscam discutir os caminhos e desafios na jornada de integração e vivência do médico jovem.
Considerando o crescente número de egressos das faculdades de medicina; a expectativa de acrescentar anualmente 35 mil novos médicos aos mais de 450 mil já atuantes no país; a negligência e omissão governamental sobre padrões mínimos formativos; e a percepção distorcida da sociedade civil que muitas vezes não reconhece o médico como dotado de mínimos direitos civis e trabalhistas, acarretam em adoecimento de muitos colegas médicos.
A epidemiologia dos problemas decorrentes desse cenário demonstra uma maior taxa de adoecimento do médico quanto a transtornos mentais/depressivos maior que os demais trabalhadores. Frente a isso, é fundamental que o médico tenha condições para buscar uma vida plena, com vigilância e autocuidado frente à qualidade vida, atividade física, interação social, alimentação e sono saudável, manuseio do estresse e uma rede de apoio. Vale lembrar que em situação de vulnerabilidade, qualquer profissional limita a sua capacidade de exercer a sua função social.
Durante o fórum também foi discutida a necessidade de ter o médico como um empreendedor, capaz de criar novas tecnologia e ferramentas que influenciam o exercício da medicina e proporcionam melhores condições de acesso à saúde, prevenção, qualidade de vida individual e coletiva. Para tanto, devem ser estimuladas as iniciativas que levem conhecimentos complementares, como: gestão de pessoas, contratos, finanças, gerenciamento e produtividade, que permitirão ao médico condições de ter maior realização de vida profissional, científica e pessoal.
O IV Fórum do Médico Jovem reitera a necessidade de criação de Comissões de Integração dos médicos jovens em todos os 27 Conselhos Regionais Medicina do País, para que estas questões sejam também discutidas e resolvidas em âmbito regional.

Teresina, 09 de maio de 2019

forummedicojov2