Concursos públicos para médicos em todo país apresenta salários com média inferior ao desejado

Levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre concursos públicos para contratar médicos indica que, em média, o valor oferecido por prefeituras representa menos da metade do que é referenciado pelas representações sindicais da categoria. Atualmente, o piso pleiteado é de R$ 14.134,58 para 20 horas semanais de trabalho. Segundo os editais lançados no primeiro semestre de 2018, no entanto, a média de salários oferecidos foi de R$ 5.520,73 para essa jornada.

Entre os 441 concursos analisados, que totalizam pouco mais de cinco mil vagas (incluindo a de cadastro-reserva), somente quatro oferecem salários cujo valor por hora supera o piso nacional – dois no Paraná, um em Minas Gerais e um no Amazonas. Quando se avalia a remuneração inicial média por estado, no entanto, nenhum deles alcança o piso sugerido pela categoria.

Com 37% das vagas oferecidas em concursos abertos neste ano, o Nordeste possui a menor média salarial dentre as regiões brasileiras. Para jornadas semanais de 20 horas, seus concursos oferecem salário inicial médio inferior a R$ 4 mil. Aos que concorrerem às vagas de 40 horas, a remuneração média foi de R$ 6,6 mil.

Já no Sudeste, onde se concentra quase um terço das vagas abertas, o vencimento médio girou em torno de R$ 4 mil (20 horas por semana) e R$ 8 mil (40 horas). O Norte reúne o menor volume de vagas, com apenas 4%, para as quais foram oferecidos valores médios de R$ 4,6 mil (20 horas) e R$ 10,2 mil (40 horas).

O Sul e o Centro-Oeste registraram médias salariais acima da nacional, com vencimentos de R$ 6.278,24 e R$ 7.108,68 por 20 horas semanais, respectivamente. Aos interessados em assumir postos que exigem o dobro dessa carga horária, a oferta média foi de R$ 11,5 mil no Sul e R$ 11,1 mil no Centro-Oeste. Dentre os editais analisados, havia cerca de 500 vagas disponíveis em órgãos federais, como Marinha, Polícia Federal e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Saiba mais:

concursosuf2018-tab.cfm